sexta-feira, 27 de julho de 2012

Designer constroi acelerador de partículas em sua garagem.

Patrick usou materiais comuns para criar seu próprio acelerador de partículas (Foto: Reprodução) 
Patrick usou materiais comuns para criar seu próprio acelerador de partículas (Foto: Reprodução)
 

 O designer e entusiasta da ciência Patrick Stevenson-Keating criou uma versão caseira do LHC, o Grande Colisor de Hádrons. Patrick batizou seu modelo de acelerador de partículas de HPA, sigla em ingês para Acelerador de Partículas Caseiro. O mais interessante sobre a ideia é que não se tratada apenas de uma maquete em escala, mas de um verdadeiro acelerador.
 
Excluindo o orçamento e o tamanho, LHC e HPA são dois experimentos científicos muito semelhantes. O HPA de Patrick emite dois raios no vácuo e os converge em imãs, onde são realizadas as colisões. A grande diferença do HPA para o poderoso LHC de verdade é que as colisões, neste caso, são de elétrons, enquanto que o LHC colide prótons.
O motivo para isso é bem simples. “As energias necessárias para acelerar prótons estão além do possível com um orçamento limitado e um projeto dessa escala”, explica Patrick, que contou com o apoio da universidade inglesa Cambridge em seu projeto.

Entusiasta da ciência, Patrick enxerga seu HPA como uma maneira interessante de divulgar a ciência que, em sua opinião, hoje debruça-se sobre assuntos cada vez mais abstratos, longe da compreensão das pessoas comuns.
Na sua perspectiva, iniciativas como essa podem facilitar o entendimento das pessoas sobre grandes descobertas, como a recente confirmação da existência do Bóson de Higgs por parte dos cientistas que manejam as colisões do LHC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário