sexta-feira, 27 de julho de 2012

Tribunal europeu decide que revenda de jogos digitais é legal.


O Tribunal Europeu de Justiça decidiu nesta semana que os jogadores são livres para venderem seus jogos digitais que tenham adquirido em qualquer plataforma, como o Steam no caso do PC ou redes como Xbox Live e PlayStation Network, nos consoles.

De acordo com a decisão do Tribunal, “o autor do software não pode opôr-se à revenda das suas licenças usadas permitindo o uso dos seus programas descarregados através da internet”. O Tribunal determinou que o direito exclusivo de distribuição de uma cópia de programa de computador coberto por uma licença “esgota-se na primeira venda”.

O que isso muda? No Brasil ou Estados Unidos nada por enquanto, mas dentro da União Europeia os jogadores estão livres para vender seus jogos comprados em plataformas digitais, “independentemente dos termos finais de licença que tenham assinado no momento da compra”. Ou seja, “mesmo se o acordo de licença proibir futuras transferências, o titular do direito não pode mais opôr-se à venda da cópia”, como está escrito na sentença.

Resta saber como isso vai se desenrolar, já que hoje não há nenhum sistema que suporte tal forma de transação comercial. A venda digital de jogos tem sido uma das armas das companhias de games para combater a revenda de jogos usados em formato físico. Com essa nova decisão na Europa, tudo pode mudar de figura.
Valve, EA, Sony, Microsoft ou qualquer outra empresa que trabalhe com venda de jogos digitais ainda não se pronunciaram a respeito. Vamos ficar de olho nas cenas dos próximos capítulos.


Via

Nenhum comentário:

Postar um comentário