sexta-feira, 27 de julho de 2012

Aparelho permite a escrita usando apenas os olhos

 
(Fonte da imagem: Reprodução/Facebook)


Você já imaginou que legal seria se fosse possível desenhar ou escrever usando apenas os olhos? Agora a invenção do cientista Jean Lorenceau tornou este “sonho” em realidade. Para isso, ele construiu um dispositivo que consegue interpretar o movimento dos olhos e criar números, desenhos e até mesmo cartas.
O aparelho já está sendo usado por Lorenceau e seus pacientes, e — como o cientista mesmo diz — esta é uma forma de pessoas com algum tipo de deficiência exteriorizarem todos os seus desejos, frustrações e emoções em geral.
O maior obstáculo para a construção deste sistema foi o fato de que os olhos nunca param de se movimentar, pois as pessoas controlam apenas alguns movimentos do globo ocular — ou seja, os olhos não são um “aparelho” preciso. Dessa maneira, não seria possível captar um comando que representasse uma letra, por exemplo.
Acidentalmente, Lorenceaul achou uma maneira de selecionar os movimentos voluntários do olho, resultando em uma ilusão de óptica chamada de “Reserve Phi Motion”. Com isso, é possível escrever até 20 caracteres por minuto depois de uma hora e meia de treino. Incrível, não?

Influência nos games

Uma invenção desse tamanho pode influenciar diversas áreas da sociedade, inclusive o mundo dos games. O Tecmundo inclusive já mostrou o primeiro passo para isso, mas o sistema de Lorenceau pode levar a jogabilidade com os olhos para outro patamar.

Fonte: Medical Press

Nenhum comentário:

Postar um comentário